[ editar artigo]

Perfil comportamental: Treinos e abordagem para o aluno

Perfil comportamental: Treinos e abordagem para o aluno

Faaaaaaaaala, Personal Trainer!

Se você já leu o último artigo falando sobre os perfis comportamentais como ferramenta para o Personal Trainer, então seja bem-vindo a uma introdução de como lidar com cada perfil e que tipos de treinos e exercícios podem trazer mais constância a eles e consecutivamente reter mais clientes. Mas se você não leu o outro artigo, seja bem vindo também, mas antes dá um pulinho lá através desse link abaixo pra conferir. Vale a pena!

Leia mais em: Perfil comportamental como ferramenta do Personal Trainer

Vamos lá! Como vimos, através do DISC podemos categorizar predominâncias comportamentais em quatro grupos de respostas: EXECUTOR, COMUNICADOR, PLANEJADOR e ANALISTA, derivado e adaptado a nomenclatura do original - DISC Dominance, Influence, Steadiness e Conscientiousness. E que cada grupo responde de forma diferente diante das mesmas situações, logo, saber lidar com cada perfil e cada reação através das suas principais características pode ser uma ferramenta poderosa em seu dia a dia com seus alunos.

Abaixo uma tabela com algumas características:

Dessa forma para o EXECUTOR, de acordo com o perfil e comportamento, talvez treinos mais intensos e desafiadores como, por exemplo, HIIT, desafios tipo WOD, treinos de força máxima e aeróbicos intensos possam agradar mais, pois são competitivos e audaciosos, gostam e aceitam desafios sempre!

Pensando na forma comunicativa, entusiasmada e de fácil relacionamento do COMUNICADOR, podemos pensar em exercícios em grupo, circuitos e exercícios que usem música como base para movimento.

Leia também em: Benefícios do Levantamento de Peso dentro da sua rotina de treinos

O PLANEJADOR é calmo, paciente e tem ritmo consistente então por que não usar treinos de endurance, caprichar na estrutura da periodização e usar exercícios Body&Mind?

Precisos e técnicos são exercícios de musculação com pesos livres, powerlifting e yoga são características também das pessoas com perfil ANALISTA que são atentos a cada detalhe do movimento.

Nos parágrafos acima apresento formas de lidar na prática com cada perfil, mas e a forma de abordar cada um? Sobre o que falar com eles? Seguem algumas dicas:

Agora é só colocar tudo isso em prática. A relação humana é fortalecida assim como o músculo. Treine, tente e repita até conseguir!

Leia também em: Personal Trainer On-line

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você, Personal Trainer, a conhecer um pouco mais sobre como se relacionar e planejar suas aulas de acordo com o perfil dos alunos.

Até breve!

 


REFERÊNCIAS:

Bossle, Cibele Biehl e Fraga, Alex BrancoO Personal Trainer na Perspectiva do Marketing. Revista Brasileira de Ciências do Esporte [online]. 2011, v. 33, n. 1 [Acessado 20 Julho 2021] , pp. 149-162. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000100010>. Epub 01 Set 2011. ISSN 2179-3255. https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000100010.

ANVERSA, A. L. B.; OLIVEIRA, A. A. B. de. PERSONAL TRAINER: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DEMANDADAS PELO MERCADO DE TRABALHO. Pensar a Prática, [S. l.], v. 14, n. 3, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i3.14418. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/14418. Acesso em: 20 jul. 2021.

Esporte & Movimento
Eder Cavaleiro
Eder Cavaleiro Seguir

Transformando o corpo e a vida de pessoas em 21 dias. 🎯Criador do Programa TOP 21🎯 💥Mais de 200 pessoas impactadas💥

Ler conteúdo completo
Indicados para você