As ativações de ombro antes do treino são importantes para fortalecer musculaturas específicas e possui a função de estabilizar as articulações, melhorando assim a performance do movimento e consequentemente prevenindo lesões dos alunos.
Leia também em: 5 passos para ter mais alunos de personal
Musculaturas da região de ombro e cintura escapular como os músculos do manguito rotador, são importantes estabilizadores de ombro, assim como os músculos serrátil anterior e trapézio, também são importantes estabilizadores. Por isso, devemos pensar na região do ombro como um todo, dando atenção a todas as musculaturas importantes para a prevenção de lesões e reequilíbrio muscular.
As séries de exercícios de Blackburn também podem ser utilizadas para reequilíbrio muscular na região escapular – movimentos bastante utilizados para a correção da discinesia escapular (uma alteração da posição e movimento da escápula) que pode ocasionar dor, perda de força e mobilidade do membro, formigamentos, tendinites, dentre outros, influenciando diretamente no rendimento do atleta.
Leia também em: Perfil comportamental: Treinos e abordagem para o aluno
Sendo assim, sempre antes dos teinos em que será utilizado bastante a região dos ombros dos alunos, devemos reservar de 15 a 20 minutos para a realização dos exercícios de ativação, orientando que o aluno faça pelo menos de 2 a 3 séries de cada.