[ editar artigo]

Produção de energia no treino - você prescreve pensando nisso?

Produção de energia no treino - você prescreve pensando nisso?

A fonte de energia que mantém todas as nossas células funcionando é o trifosfato de adenosina (ATP).  Existem três sistemas de produção de energia, definidos de acordo com as suas respectivas fontes:

Leia também: Avaliar e sistematizar ou treino imediato

 
1. Sistema Anaeróbio Aláctico ou ATP-CP: 

Produção de energia a partir da utilização dos estoques de um composto armazenado dentro das células musculares, a creatina-fosfato(ou CP), que sustenta principalmente as atividades de alta intensidade e curta duração. Os exercícios de força, como a musculação, potencializam este sistema, contemplando força, potência e velocidade.


2. Sistema Anaeróbio Láctico: 
Produção de energia decorrente da transformação da glicose até ácido láctico, sem utilização do oxigênio, na dependência da atividade de enzimas que são ativadas também pela solicitação de exercícios mais intensos, porém com competência para prolongar um pouco mais a duração da atividade. 


3. Sistema Aeróbio: 

Produção de energia pela degradação dos substratos energéticos (carboidratos, gorduras e proteínas) com oxigênio, finalizando o processo pela formação de gás carbônico (CO2) e água, com grande produção de energia. A fase final do processo ocorre nas mitocôndrias das células musculares e o fator limitante é o aporte de oxigênio, que depende da eficiência do sistema cardiorrespiratório. Este é o sistema que sustenta as atividades de intensidade mais moderada e longa duração. A qualidade física dele dependente é definida como resistência aeróbica. 

 

Conclusão 

Os programas de exercícios físicos tem como meta melhorar a capacidade de realizar atividades físicas e cotidianas, contemplando a melhora dos três sistemas de produção de energia, cabendo ao profissional dar ênfase maior naquele que esteja mais associado a objetivos específicos, quando a proposta for a melhora de desempenho esportivo.

Você modula o treino dos seus alunos pensando nessas 3 formas de produzir energia, frente os objetivos deles? Comenta aqui embaixo!

 

Esporte & Movimento
arthur coelho
arthur coelho Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você