Você já parou para pensar qual é o objetivo principal do treino intervalado?
Essa é uma questão que parece simples para os corredores, mas muitos não executam o treino intervalado de forma correta.
O treino intervalado propõe ao corredor se expor a uma velocidade alta que ele não conseguiria executar por muito tempo de forma contínua. É o treino que dá a oportunidade de realizar um trabalho de força e potência, utilizando por predominância a via anaeróbia láctica.
É um treino tão intenso que não permite colocar muitas repetições, pois, se realizado em alta velocidade, o corredor não consegue se expor por altos volumes.
E isso não é necessário, pois com o passar das repetições, o cansaço vai aumentando, devido ao acúmulo de H+, que gera acidez muscular e, se o treino ficar mais longo do que realmente necessita, faz o corredor correr o risco de se estafar sem necessidade, e não atingir o objetivo do treino.
Psicologicamente, quando vemos muitas repetições, temos a tendência de "segurar" a velocidade para justamente aguentar o volume, mas isso é um erro. E faz com que o corredor não usufrua dos benefícios que este tipo de treino promove para a sua evolução.
Mesmo que o objetivo do corredor for provas longas, não é este treino que te dará volume, temos outros métodos para isso, com as rodagens e os treinos de ritmo, que tem como predominância o metabolismo aeróbio.
A sessão de treino intervalado é o momento de treinar a velocidade para que isso promova ao corredor uma melhora da sua velocidade média nos treinos contínuos.
E na sua planilha, como são os treinos intervalados?
Se o que assusta seus alunos é o número de repetições e não a intensidade, explique a eles o método de treino e como funciona. Quando eles têm maior conhecimento sobre o que estão treinando, certamente farão com mais segurança.
Comente aqui embaixo como são os treinos intervalados que você tem passado atualmente :)
Obrigada por sua leitura!
Profissional da Educação Física e treinadora de corrida na Dani Barcelos Assessoria.