[ editar artigo]

Qualidade de vida e Bem estar

Qualidade de vida e Bem estar

No primeiro momento, pensando em qualidade de vida e bem-estar, achamos que ambas são a mesma coisa, correto?

No entanto, são coisas bem diferentes, e vamos entender o que significa cada uma delas.

Qualidade de vida é quando se tem uma vida com qualidade, ou seja, desfruta as coisas boas que gosta na vida. A pergunta é: o que você gosta de desfrutar?

Qualidade de Vida

Inúmeros são exemplos do que as pessoas gostam no que concerne à qualidade de vida. Algumas pessoas apreciam comidas nobres, outras valorizam vinhos mais sofisticados, outras, viagens anuais, carros luxuosos ou apenas morar na praia. Para muitos, o fato de ter uma vida saudável também faz parte da qualidade de vida, mantendo um lifestyle que alinha atividade física contínua, alimentação equilibrada e meditação ou qualquer outra combinação que faça sentido para ter uma vida de qualidade e em harmonia.

Bem-estar é quando o indivíduo está, de fato, bem, em paz, tranquilo com suas responsabilidades, obrigações, deveres, compromissos, etc. Quando expandimos essa dimensão, constatamos que temos, sim, bem-estar, embora quase sempre de forma parcial. Estar bem ao realizar uma viagem com a família, ao se reunir com os amigos ou, até mesmo, ao se conectar consigo mesmo, por exemplo, em uma meditação.

Na atualidade, em especial por conta do cenário de pandemia, cresceu muito o número de adeptos da meditação, seja ela qual for. O grande desafio é tornar-se um excelente “meditador”, pois isso exige treino, paciência, organização e a premissa básica que é pensar em nada.

Pensar em nada é esvaziar sua mente. O grande desafio começa quando temos que deixar de pensar na família, nos problemas, nos amigos, no trabalho e em outros vínculos que estão sempre desviando a atenção.

Claro que os problemas são solucionáveis e isso faz parte da evolução humana.

Quando falamos de qualidade de vida e bem-estar, é impossível não pensar na ferramenta chamada roda da vida, que é muito utilizada em processo de coaching. Ela trabalha com vários aspectos importantes da vida, como família, trabalho, amigos, relacionamento amoroso, finanças, espiritualidade etc. Em geral, esses são os âmbitos da roda da vida mais tradicional, mas existem vários tipos e modelos dessa roda, mais simples ou mais complexas.

Para se certificar que você, realmente, tem qualidade de vida e bem-estar, basta olhar para a sua roda da vida. Há possibilidade de você estar muito bem em um quesito e defasado em outro. É provável que, se existe um desequilíbrio, a roda não gire. O que buscamos é o equilíbrio, sempre. O que significa isso?

Equilíbrio é o que faz a sua roda girar. Dê mais importância aos quesitos que estão fracos a fim de equilibrar com os que estão fortes.

Sem me alongar muito, talvez em um próximo encontro eu fale sobre felicidade. O que eu tenho a te dizer agora é: conquiste seu equilíbrio e seja feliz, com qualidade de vida e bem-estar!

Grande abraço,

Coach Marcos Marques realiza palestras sobre Bem Estar, Empreendedorismo e Comportamento Humano, Master em Programação Neuro Linguística, Coaching ICI (Integrated Coaching Institute) pela SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística) e é Personal Trainer.
Instagram: @coachmarcosmarques

Esporte & Movimento
Marcos Marques
Marcos Marques Seguir

Palestrante de Bem Estar, Empreendedorismo e Comportamento Humano, Master em Programação Neuro Linguística, Coaching ICI (Integrated Coaching Institute) pela SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística) e é Personal Trainer.

Ler conteúdo completo
Indicados para você