[ editar artigo]

Respiração x Prescrição

Respiração x Prescrição


Caro profissional de educação física, você já deve ter escutado ou dito essas frases para seus alunos, não é verdade?

Leia também: Lesão na mão. E agora?
 

  • Você sabe respirar?
  • Será que você respira direito?
  •  Acalma-se respira. 
  • Acorde, espreguiça e respira fundo.

 
São frases clichês se de fato fomos parar e pensar. São frases que inclusive falamos para nossos alunos. Porém, por trás dessas frases existe sim um objetivo que condiz exatamente com o que a respiração propõe.
 
 Vamos a algumas definições do que é respirar:
 
De acordo com o Portal da Educação Física, respirar é aspirar, puxar para dentro, formar um espaço e depois expelir.
 
No dicionário encontramos a definição:
 
1-Absorver e expulsar ar (pessoa ou animal);
 
2- Fazer entrar (oxigênio) nos pulmões e traqueia e expelir gás carbônico.

Portanto podemos concluir que respirar é a primeira e última coisa que fazemos, porque, para estarmos vivos, é preciso estar respirando, assim como para executar qualquer atividade é necessário estar respirando.
Com base nisso será que a forma como respiramos é correta?

Algumas literaturas dizem que o padrão respiratório está ligado a predominância da respiração, que pode ser torácica ou abdominal. Uma curiosidade é que a forma que você respira tem total ligação com sua qualidade de sono, com sua saúde mental e física e bucal. Interessante não?

Há estudos que defendem que a respiração deve ser tridimensional, ou seja, com proporções efetivas para que o corpo funcione de forma normal de acordo com suas atividades diárias.

Leia também: Dieta ou hábitos saudáveis?

Para saber qual a predominância de sua respiração é necessário realizar um teste muito simples, que pode e deve ser aplicado na avalição do aluno.
Lembrando que antes de qualquer prescrição é preciso analisar o padrão respiratório do aluno, para não prejudicá-lo ao invés de ajudar.

 
TESTE DO PADRÃO RESPIRATÓRIO

Senta na cadeira coloca uma mão na costela e outra na cicatriz umbilical. Dê 2 tosses secas e veja qual mão vai mexer mais. De acordo com o resultado é possível decifrar o porque de algumas das afirmações acima.

Ou seja, se uma pessoa respira predominantemente pelo peito sabemos que ela é muito ansiosa, pois a respiração é muito curta. A partir dessa informação devemos observar o comportamento do aluno nos exercícios que exigem principalmente consciência cardiorrespiratória para que não venha acontecer um acidente. Não tirando atenção dos exercícios de força.

Já se a pessoa respira predominantemente pela barriga ela já possui outras patologias, dentre elas o intestino preso, dor principalmente na lombar pois existe a compensação da barriga indo para frente, e até mesmo uma incontinência urinária, pois ali há o desequilíbrio da pressão intra-abdominal, desencadeando essas patologias.

Sabendo dessas informações podemos dizer que a respiração terá um papel de protagonista principalmente na realização dos movimentos, pensando em flexão e extensão dos movimentos dos nossos alunos.

Vale ressaltar que dentro da avalição o padrão respiratório é um dos pontos a ser avaliado, mas existem outros. O mais atual seria saber se o aluno teve COVID 19. Ela é uma doença respiratória que tem uma evolução diferente em cada individuo, deixando ou não sequelas, essas que podem alterar a condição física e até mental do aluno.

Leia também: Pós-pandemia e atividade física: Qual será o cenário?
 
Lembrando que ainda estamos na pandemia, então é muito mais muito importante se atentar aos fato de que hoje nosso aluno treina com máscara e para alguns existe uma certa limitação na hora de realizar determinados exercícios, enquanto para outros nem tanto.

Fez sentido esse texto para você? Já avaliava o padrão respiratório? 

Personal: seja sensato na prescrição.

Mariana Ada. Formada a 14 anos pela universidade são judas Tadeu, Especialista em Hipopressivo pela escola HIPOPRESSIVO BRASIL E segunda formação de hipopressivo por Janaína Cintas e Diástase pela Diástase Academy , Pós Graduanda em Pilates pela Fitgoy Cursos. Produtora do UPGRADE CORPORAL recuperando a autoestima através da prática de Pilates e Hipopressivo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você