[ editar artigo]

Se não organizar, falhar você irá.

Se não organizar, falhar você irá.

"Mas pra você é fácil, você trabalha com isso."
"Você vive dentro da academia, pode treinar a qualquer hora."

Muito provavelmente você como personal trainer/treinador já ouviu essas frases - eu, pelo menos, ouço toda semana. E se você não ouviu, pode ser por 2 grandes motivos:

1 - Você não treina e seus alunos sabem disso - o que é altamente questionável**;

2 - Seus alunos não sabem que você treina - o que também é um grande erro.

** Salvo à restrições médicas.

Nós como treinadores, somos vistos como fonte de inspiração para nossos clientes e um treinador que não treina provavelmente não irá inspirar muitas pessoas - se você é professor de natação, não estou dizendo que você precisa ser um Gustavo Borges, mas precisa ter ou ter tido uma mínima relação direta DENTRO da piscina.

Hoje, eu observo que MUITOS treinadores e professores não priorizam a própria rotina de treino alegando não ter tempo, pois está com a agenda cheia, está cansado etc. Não sei vocês, mas eu tento sempre, ao máximo, praticar o que eu prego e vendo - estilo de vida saudável, por exemplo, e para conseguir isso eu preciso me manter organizado e COMO.

Se você não consegue ter organização suficiente para se manter numa rotina de treinos, acompanhe esse texto até o final.

Desde o começo de 2020, inicie uma rotina de treinos para participar de um IRONMAN - prova de triatlon que envolve natação, corrida e ciclismo - e desde então venho numa eterna "briga" com a minha agenda, tentando dividir e dar conta de todos os meus compromissos que são basicamente divididos em:

 - Treinos, que quase todo dia ocorrem duas vezes;

- Inúmeras aulas de personal trainer - em dias mais cheios, chego a dar 10 aulas em diferentes locais;

- Rotina do trabalho online que venho fazendo no meu Instagram;

- E demais tarefas como pai, marido e demais cositas que a vida adulta demanda.

Para (quase) sempre conseguir dar conta de tudo que propus é preciso ter organização e comprometimento.

Abaixo vou compartilhar 3 rotinas que, comprovadamente, funcionam para mim e pode funcionar para você que, assim como eu, vive pra lá e pra cá dentro de academias e que não tem facilidade para conseguir treinar.

1 - AGENDA: Use uma agenda, seja ela de papel ou virtual no seu celular - a agenda facilita a visualização dos seus horários, o que ajuda na hora de se organizar;

2 - CRIE HORÁRIOS SAGRADOS: Estabeleça regras internas criando os seus 'horários sagrados'. São horários que eu considero sagrados para mim: horários dos meus treinos, horários para almoçar, horários para descansar e horários para ficar com a minha família - mas cuidado: É PRECISO TER JOGO DE CINTURA - os meus horários são sagrados, mas não são fixos. Eu reservo uma hora do dia para o treino de corrida toda segunda, quarta e sexta-feira. Se aparecer um cliente para atender nesses dias e horários, eu não irei dispensá-lo por conta dos meus treinos, mas sim irei remanejar meu horário de treino que, faça chuva ou faça sol, irá acontecer.

3 - SEJA A CARA (E O CORPO) DO QUE VOCÊ VENDE: Nós não precisamos ter os corpos mais sarados, mas precisamos transparecer uma imagem saudável, uma imagem de uma pessoa que se cuida e para isso é preciso ter hábitos alimentares saudáveis, o que para nós, que em muitos casos estamos para cima e para baixo em diferentes locais, é um grande desafio.

Para conseguir ter uma alimentação equilibrada você vai precisar gastar algum tempo para organizar a sua comida - seja o tempo de ir ao mercado, preparar tudo e deixar congelado no freezer ou seja comprando marmitas congeladas - o importante é não saber o que vai comer antes da fome bater e você cair na tentação de comer qualquer besteira na rua.

Lembre-se professor: para cuidarmos de alguém, precisamos nos cuidar, precisamos estar bem e, por isso, SE PRIORIZE.

Esporte & Movimento
Ler conteúdo completo
Indicados para você