[ editar artigo]

Seja um incentivador do seu time

Seja um incentivador do seu time

Eu nunca tive muito apego a medalhas ou troféus.
Na minha antiga equipe criamos uma cultura de reconhecimento por meio dos troféus. Como ganhávamos com frequência, a cada etapa um jogador que obteve destaque levava-o para casa. É algo simples, mas muito poderoso. Gerava um sentimento de pertencimento incrível e não foi a toa que ficamos por anos como a melhor equipe do Brasil.

Reconhecer é uma das obrigações de todo líder. Demonstrar valor ao verificar evolução em alguma área. O reconhecimento público alegra qualquer pessoa e a motiva a buscar receber novamente esse tipo de honraria.

Portanto, se na sua equipe não existe uma cultura de reconhecimento, está na hora de implantá-la. É realmente muito simples, não precisa dar uma medalha ou um troféu. Você pode simplesmente elogiar. "Parabéns, hoje você jogou muito", "Parabéns, seu arremesso melhorou muito desde o primeiro treino", "Nossa, esse bloqueio foi muito bom".

A atenção deve estar para que o reconhecimento não seja centralizado nos melhores jogadores. As pequenas vitórias também precisam ser notadas e incentivadas. Por exemplo:

- Quando um jogador de defesa vai ao ataque e faz um gol.
- Quando alguém tenta algo novo, mesmo que dê errado!
- Quando alguém tem uma atitude de fair play.

Incentive a coragem, a criatividade, a ousadia e terá atletas corajosos, criativos e ousados.

Esporte & Movimento
Marcio Magliano
Marcio Magliano Seguir

Ex-treinador da Seleção Brasileira, 4x Campeão do Mundo e 5x Campeão Brasileiro.

Ler conteúdo completo
Indicados para você