[ editar artigo]

Qual é o real motivo que os clientes abandonam a atividade física?

Qual é o real motivo que os clientes abandonam a atividade física?

Um dos argumentos mais frequentes que recebemos de nossos clientes que abandonam a atividade física, ou seja, que deixam de lado nosso trabalho é a Falta de Tempo. Quem nunca perdeu um cliente por conta disso?

Ficamos arrasados por diversos motivos, por nosso cliente interromper um trabalho de médio e longo prazo que estava apenas começando, ou já na fase final, por ele abandonar por completo os treinos estruturados e contribuir para elevar o alto número de sedentarismo no mundo, além de tudo você, ou o estabelecimento no qual trabalha perderá uma fonte de renda importante, fazendo uma grande falta para seu planejamento financeiro.

A final, será que o real motivo é mesmo a Falta de Tempo?

Para responder a esta pergunta, vale uma reflexão importante. O tempo é o mesmo para todos. Por que alguns desejam que o dia tivesse 30 horas, outros, 40 horas, e outros não adianta mais horas, que sempre faltará tempo para realizar as tarefas diárias? Essa é uma questão que é discutida há muitos anos, ainda mais com o rápido desenvolvimento industrial e tecnológico contemporâneo.

O dia tem 24 horas por dia, e pronto! Supondo que dedicamos entre 6 e 8 horas para o sono, nos resta entre 16 e 18 horas para dividi-las entre o trabalho, família, amigos, cuidado com a saúde, alimentação e outras necessidades básicas. Será que 16 ou 18 horas não são suficientes para gerenciarmos estas tarefas?

Por que, não só nossos clientes, mas nós também, temos tanta dificuldade assim em abrir algumas horas a mais no nosso dia para nos dedicarmos ao ócio, a aquilo que gostamos, ou necessitamos tanto como a atividade física, por exemplo?

O que nos rouba tanto tempo assim ao longo de nosso dia?

Sem uma organização prévia ligamos o piloto automático, apagando incêndios diários, e deixando de tornar nosso dia mais produtivo e otimizado. Mesmo assim, ainda está faltando algo muito importante: Por que a atividade física sistemática e monitorada merece ainda um espaço na rotina diária?

A alta pressão do trabalho, o tempo gasto com redes sociais, a falta de motivação, a baixa produtividade, a falta de organização, o sedentarismo, os maus hábitos, a falta de orientação profissional qualificada, a dificuldade para sairmos do repouso, o estresse mental diário e a dificuldade em priorizar aquilo que é importante e não urgente são as reais causas pelo abandono dos treinos.

Nós assumimos um papel importante neste contexto, a não deixar nossos clientes abandonarem seus treinos. Precisamos ajudá-los no resgate do propósito pelo qual se dedicam à atividade física, tornar os treinos mais motivantes e alinhados às suas rotinas, e por fim, nos preocuparmos verdadeiramente com sua saúde e qualidade de vida, fazendo a diferença em suas vidas.

Após esta reflexão, será que o tempo é tão curto assim, que justifique deixar de lado aquilo que realmente faz bem? É muito mais fácil abandonar uma batalha do que lutar bravamente, porém só saberemos se seremos vitoriosos se persistirmos nela.

Foto de Jordan Benton no Pexels

Bora pra cima!

Esporte & Movimento
Rodrigo Lobo
Rodrigo Lobo Seguir

Bacharel em Educação Física EEFE-USP Diretor e treinador da Lobo Assessoria Esportiva Corredor e Triatleta há mais de 20 anos. Palestrante de temas relacionados à saúde, qualidade de vida, corrida de rua e triathlon. CREF: 051186-G/SP

Ler conteúdo completo
Indicados para você