[ editar artigo]

Tecnologia e inovação na alta performance

Tecnologia e inovação na alta performance

No artigo anterior, comentei sobre o crescimento exponencial da área da educação física, a utilização de alguns recursos e como a forma de lidar com nossos “alunos” está em constante mudanças.

Leia também: Core: o que é e qual a sua importância no movimento?

A velocidade que as coisas tem acontecido é impressionante. Aplicativos, softwares e sistemas tecnológicos cada dia mais complexos, mas que podem tornar nossas vidas mais simples.

Quando falamos em alta performance, buscamos principalmente nos aproximar da perfeição. Claro que de forma ainda subjetiva, essa evolução tem tido parâmetros cada vez mais altos. Não faz muito tempo, os valores obtidos em análises com equipamentos, não se mostravam muito fidedignos, com erros largos que ainda considerávamos “normais”.

A tecnologia tem um papel extremamente importante na área da saúde, desde trabalho mais simples como controle de aula, até em casos mais finos como uma cirurgia de alto risco.

Colocando em pauta os atletas de alta performance, conseguimos trazer para o mundo real e de forma palpável o quanto a tecnologia tem avançado. Com estudos e análises cada vez mais criteriosas, tem sido possível acompanhar cada detalhe fisiológico, bioquímico e cinemático dos atletas.

Leia também: O Movimento Charme

Frequencímetros que reportam os batimentos em tempo real, controle de pisada, ressonâncias de alta precisão, exames de sangue para análise metabólica, gasto calórico, tempo de oxigenação, controle de lactato e um simples notificador de ingestão de água diária.

Ferramentas que antes nem mesmo poderíamos imaginar existir, hoje estão presentes ate mesmo em um simples treino wellness.

A velocidade das informações, o acesso às tecnologias e a possibilidade de evoluir física e mentalmente tem influenciado constantemente na busca pela melhora competitiva no cenário esportivo.

Recordes a serem quebrados, empresas que apostam em visibilidade, trabalhos para serem valorizados, nomes a serem exaltados. Objetivos diversos, mas com o meio comum: a alta performance.

Leia também: Benefícios do treino de força no emagrecimento

Mas, ainda que as tecnologias possam operar de forma automatizada, faz-se necessário um alto conhecimento sobre a área a ser trabalhada. Os dados inseridos, o controle durante e os resultados obtidos de nada servirão, sem um protocolo bem desenhado, um objetivo claro e um entendimento sobre cada etapa do processo.

O profissional é ainda a parte mais importante da engrenagem. A tecnologia não veio para substituir, mas sim para ofertar melhor condição de trabalho, aproximando cada vez mais do real e de forma minuciosa, avaliar e definir ações dentro do alto rendimento.

Mesmo na base da Pirâmide, a inovação se mostra totalmente eficiente, como uma aula mais elaborada e completa nas faculdades, simuladores de alta precisão, estudos de caso e um leque de possibilidades em campo de trabalho.

Ainda de forma embrionária, o profissional de Educação Física tem um mundo pela frente. Capacitar-se, explorar e experimentar compõe os primeiros degraus para o melhor domínio do que podemos chamar de Novo Mundo.

Esporte & Movimento
Israel Namorato
Israel Namorato Seguir

Te ajudo não só a praticar esportes, mas a vivenciar cada um deles e ultrapassar seus limites. Multi esportista, caçador de desafios. Treinador Virtual

Ler conteúdo completo
Indicados para você