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Tenha um corpo equilibrado treinando todas as capacidades físicas

Tenha um corpo equilibrado treinando todas as capacidades físicas

Vejo muitas pessoas, principalmente os praticantes de musculação, cometendo um grande erro em achar que só devemos treinar as capacidades de força e aeróbico, deixando de lado as outras capacidades que o nosso corpo precisa. Nosso corpo precisa de muito mais do que apenas força e aeróbico, nosso corpo precisa de um equilíbrio entre todas as capacidades desde força até o alongamento.

Então vamos saber quais capacidades devemos treinar para que o nosso corpo tenha um maior equilíbrio e se torne um corpo inteligente.

Velocidade:

É a capacidade de realizar as ações vigorosas em um curto espaço de tempo. Essa capacidade só é utilizada, em geral, em atividades intervaladas, onde sempre há um intervalo entre cada ação. (DANTAS, 2003).

Resistência:

É a capacidade de suportar e recuperar-se da fadiga, ou seja, a capacidade de manter o esforço físico em um maior espaço de tempo. (FERNANDES FILHO et. al., 2007; GALLAHUE & OZMON, 2005).

Força:

É a capacidade de vencer uma determinada resistência através de uma contração muscular. Através dela é que conseguimos levantar, saltar, etc. (DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007; GALLAHUE & OZMON, 2005).

Flexibilidade:

É a capacidade de realizar os movimentos articulares na maior amplitude possível sem que ocorram danos as articulações. Ela é específica para cada exercício, um exemplo são os movimentos das danças. (DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007).

Agilidade:

É a capacidade de mudar de direção rapidamente. Ela é dependente da velocidade e da força. É muito utilizada nos esportes coletivos e nas brincadeiras de “pira” onde as crianças têm de fugir do pegador (DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007; GALLAHUE & OZMON, 2005).

Equilíbrio:

É a capacidade física obtida em virtude de uma combinação de ações musculares, com o propósito de assumir e sustentar o corpo, posicionado sobre uma base contra a ação de forças externas, de maneira estática ou com movimento. Exemplo: caminhar por uma superfície de pequena amplitude.

Estabilidade:

É a capacidade de sustentar determinada condição e posicionamento. Pode ser subdividida em estática e dinâmica, tendo até mesmo sua complexidade escalonada de maneira diferente.

Mobilidade:

É a capacidade que as articulações têm de executar movimentos de diferentes amplitudes.  Em outras palavras, quando acionamos nossa musculatura, ela deve ser capaz de se mover livremente e com ampla extensão em todas as direções possíveis naturalmente.

Coordenação:

É a capacidade do nosso corpo de realizar movimentos articulados e é resultado da interação entre os sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial. É graças a ela que somos capazes de andar, correr, escrever, pular, pintar e desenhar.

Tenha um corpo equilibrado, tenha um corpo inteligente, não negligencie nenhuma capacidade do seu corpo, coloque todas elas em sua rotina de treino.

MOVIMENTE-SE

 

 

Esporte & Movimento
Cristiano Avelin
Cristiano Avelin Seguir

Personal Trainer e Preparador Físico. Ajudo pessoas a melhorar a sua qualidade de vida, através do exercício físico. Corredor amador.

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