[ editar artigo]

O Treinamento Aeróbio

O Treinamento Aeróbio


A característica principal do treinamento aeróbio é que a maior parte da energia empregada é produzida com a utilização do oxigênio. Para garantir que o oxigênio respirado será suficiente para a produção de energia, os exercícios são realizados dentro de uma zona de intensidade que deve ser cuidadosamente observada.

LEIA TAMBÉM: ATP e sistemas de energia do corpo

O treinamento feito em uma intensidade do esforço bem definida estimula a melhora do sistema cardiopulmonar e permite a execução dos exercícios por períodos de média ou longa duração sem que a fadiga ocorra precocemente.

Os limites de intensidade para a realização do treinamento aeróbio variam muito entre os indivíduos e a melhor forma de determinar esses limites é através de um teste cardiopulmonar de esforço ou ergoespirometria.

Na realização do treinamento aeróbio são empregados exercícios com movimentos repetitivos e que envolvem grande volume muscular como caminhar, correr, pedalar ou nadar. Muita energia é utilizada no treinamento aeróbio porque grandes músculos são usados ao mesmo tempo. Esse gasto energético elevado é uma ferramenta importante em treinos direcionados para o emagrecimento.

LEIA TAMBÉM: O Ciclo de Cori e sua importância

Alguns treinos em esteiras podem atingir até 16km/h, elevação de até 15% e suportam até 200kg. Com isso, há vários treinamentos possíveis, desde aqueles para pessoas obesas até atletas de alta performance. O diferencial é a individualização do treino, que é monitorado por um professor, garantindo o cumprimento exato dos intervalos de tempo e intensidade de cada treino.

O treinamento aeróbio promove a redução da pressão arterial, o controle do açúcar e da gordura circulante no sangue, a maior eficiência dos pulmões e a melhora da circulação de um modo geral.

O bom condicionamento aeróbio é considerado uma base de saúde onde se apoiarão todas as demais qualidades físicas. Não por acaso ele é recomendado para tantos dos nossos alunos e alunas, cada vez mais.

E aí, aprendeu algo novo com o texto de hoje? Comenta aqui embaixo e vamos conversar!

 

Esporte & Movimento
Octávio Augusto Forte
Octávio Augusto Forte Seguir

Graduado em Educação Física. Instagram: @profgutoforte

Ler conteúdo completo
Indicados para você