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Trekking e corrida em trilha!

Trekking e corrida em trilha!

 

No trekking, em trilhas pela natureza e em caminhadas ou corridas pesadas, especialmente em subidas longas, pode-se atingir elevados níveis de esforço e uma alta intensidade no exercício.

Tais atividades têm sido uma interessante variação para corredores que buscam diversificar suas condições de treinamento e de terreno, também há aqueles que buscam a prática do trekking pelo fator adicional da adrenalina.

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Muitos entusiastas e atletas amadores se maravilham com os benefícios da caminhada/corrida ao ar livre e iniciam a prática do trekking. Muitos se perguntam, no entanto, se deveriam iniciar suas trilhas no trekking com circuitos maiores e mais planos ou se já seriam aptos a iniciar com trilhas mais curtas e íngremes, sendo menos duradouro, porém de maior intensidade.

O atleta deve analisar as condições da trilha e saber que trilhas mais curtas e inclinadas irão favorecer alguns aspectos, a saber:

Trilhas vigorosas e exercícios de alta intensidade e curta duração irão favorecer uma rápida adaptação no atleta, aumentando sua capacidade cardiorrespiratória.

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As trilhas e caminhadas mais vigorosas irão gerar um aumento no débito cardíaco, proporcionado pelo aumento da frequência cardíaca durante o exercício devido ao aumento de demanda de sangue e oxigênio para os músculos solicitados na atividade vigorosa.

E uma considerável melhora do VO2 máximo do atleta.

Um outro fator que é de grande ajuda para auxiliar os iniciantes na prática são as mochilas. Para aqueles que iniciam no trekking e em trilhas buscando seus benefícios para a saúde e variações no treinamento de corrida, por exemplo, podem considerar levar uma pequena mochila de até 10 L, uma vez que estudos recentes não encontraram prejuízo de se levar uma mochila leve em corridas de curto período.

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O atleta pode, assim, levar água e algum outro item que deseje e assim evitar a desidratação.

Gostou das dicas?

Você já praticou o trekking ou fez caminhadas de alta intensidade em trilhas? Conta pra mim aqui nos comentários!

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