[ editar artigo]

Um ano de adaptação do profissional de Educação Física na pandemia

Um ano de adaptação do profissional de Educação Física na pandemia

Completamos um ano que a pandemia chegou de vez no Brasil e nos obrigou a fazer tudo diferente. Mas principalmente, desafiou a nossa profissão.

Você já parou para pensar que tudo que fazemos é nos adaptar?

Essa pandemia está sendo especialmente difícil para treinadores, porque nós não podemos mais simplesmente fazer o que sempre fizemos. Precisamos nos reinventar e nos adaptar à nova realidade.

Para muitos de nós soou como algo impossível. Como eu vou dar um treino de Handebol, de Basquete, de Vôlei, online? Como vou fazer meus atletas treinarem em segurança? Como é possível manter a motivação sem saber quando será a próxima competição?

A verdade é que não temos mais como ser o que sempre fomos. E isso pode ser positivo. Todos fomos obrigados a pesquisar, inovar e estabelecer novas maneiras de interagir com o esporte. Algumas muito legais, outras não deram certo e está tudo bem.

O que é importante, na verdade, é que nesse ano fomos testados. Será que nosso propósito é suficientemente forte para nos manter motivados e buscando nossos objetivos?

Eu acredito que a motivação vem justamente de estar focado no seu porquê (parafraseando @simonsinek). Por que fazemos isso? Por que escolhemos um esporte? Por que seguimos firmes?

Nesse ano, tive que abrir mão daquilo que lutei 20 anos para conquistar: o cargo de técnico da seleção brasileira. Deu vontade de parar? Nenhuma. Por quê? Porque o que eu faço não é pelo momento, pelo título, pela posição ou por um campeonato específico. É por um projeto de vida e por um esporte que eu amo de verdade.

Portanto, meus amigos, este foi o ano da adaptação. O ano para ver com novos olhos, buscar novas maneiras de chegar onde sonhamos e, principalmente, de nos reconectarmos com quem verdadeiramente somos.

#VidaDeTreinador #Motivação #TreinadorEsportivo

Esporte & Movimento
Marcio Magliano
Marcio Magliano Seguir

Ex-treinador da Seleção Brasileira, 4x Campeão do Mundo e 5x Campeão Brasileiro.

Ler conteúdo completo
Indicados para você