[ editar artigo]

Você atende às necessidades do seu cliente?

Você atende às necessidades do seu cliente?

Quando você começa a atender um novo cliente e na anamnese se depara com os objetivos básicos: emagrecimento, hipertrofia, melhora do condicionamento físico, saúde e qualidade de vida… Por trás destes objetivos, existem as necessidades do seu cliente que nem sempre ele sabe, mas o olhar profissional deve identificar tais pontos.

A postura e os desalinhamentos da coluna vertebral são pontos que reparamos prontamente. O fortalecimento do core, ou seja, músculos profundos do abdômen, eretores da coluna, glúteos e lombar, são necessários e se aplicam dentro do aquecimento. A ativação destes músculos pode ser feita em exercícios isométricos, primeiramente, e depois em exercícios contra-rotação e que causem instabilidade. O uso de materiais como elásticos, bola, bosu, disco de equilíbrio, nos auxiliam em variações destes exercícios.

A falta de mobilidade é outro ponto que conseguimos identificar logo nos primeiros treinos. É importante incorporar exercícios de mobilidade dinâmica no aquecimento, fazendo com que seu cliente melhore a coordenação motora geral, aumentando a mobilidade e estabilidade das articulações. Estes exercícios vão ajudar a corrigir padrões de movimento e consequentemente melhorar a consciência corporal, evitando compensações e lesões.

Partindo do princípio que a força é a capacidade física essencial e que qualquer outra capacidade depende de bons níveis de força muscular, é importante identificar desequilíbrios musculares. Muitas vezes os desalinhamentos posturais estão ligados a estes desequilíbrios. A relação agonista-antagonista vem à tona e aumentar o volume de treino da musculatura deficiente vai atender esta demanda.

Por fim, o ponto que devemos priorizar são lesões ou condições de saúde que o cliente já traz consigo. O estudo deve estar alinhado à prática profissional para um atendimento que vai levar em consideração não só o objetivo do seu cliente, mas toda necessidade como um ser funcional, com sua história e hábitos de vida.

Entender que o corpo não é só um conjunto de articulações e músculos que devem ser desenvolvidos, vai fazer de você um profissional que agrega valor e saúde integrativa ao seu cliente, visando a longevidade e qualidade de vida. 

Esporte & Movimento
Christian Andrade
Christian Andrade Seguir

Ex atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Aerobica, apaixonado por movimento, motivo e inspiro pessoas a se conectarem e curarem através do exercício físico.

Ler conteúdo completo
Indicados para você