[ editar artigo]

Você tem um plano de vida?

Você tem um plano de vida?

Você tem um plano de vida, ou deixa a própria vida te levar?

Ao começar um novo projeto, é altamente recomendado planejá-lo usando algumas ferramentas como um business plan, em outras palavras, o planejamento de seu negócio contendo o conceito, análise do mercado e do público, estratégias de marketing, projeção de investimentos, visão, missão, valores e metas de curto, médio e longo prazo.

Antes de iniciar este planejamento de seu projeto é importante que você tenha um Plano de Vida! Isso vale tanto para você quanto para sua atuação profissional com seus clientes.

Geralmente, temos grande dificuldade em responder a estas perguntas: Qual é seu plano de vida? Como a atividade física, ou o esporte estão inseridos nele? Como está a balança entre sua vida social, trabalho, treinos, família? Você consegue se imaginar daqui a 1, 3, 5, 10, 20 anos? Como você gostaria de estar e ter realizado até lá?

Cada um responderá de uma maneira a todas elas, pois cada um tem perspectivas e objetivos únicos de vida. Eu gosto apenas de trazer esta reflexão à tona, pois com a correria do cotidiano, horas extensas de trabalho, tempo perdido nas redes sociais, simplesmente passamos as poucas horas de nossos dias “apagando incêndios”.

Muitos negócios vão à falência em poucos anos de vida sem um plano bem elaborado, e o mesmo acontece conosco. Sem saber aonde, quando e como queremos chegar, ficamos perdidos e sem foco. Percorrer um caminho escuro e sem um mapa a seguir nos traz insegurança e desconforto.

Passar os anos prometendo e sonhando com alguma viagem, algum grande projeto e tê-los de adiar constantemente, nos gera um grande incômodo e frustração. Isso não é nada saudável, não é mesmo? Temos a sensação de que não fomos capazes de realizar aquilo, por falta de competência, ou, simplesmente, colocando desculpas no destino.

Tire algumas horas, ou dias, preferencialmente nas férias, ou quando estiver com a cabeça limpa e o corpo descansado, para elaborar seu plano de vida completo e equilibrado. Mantenha este plano sempre acessível, e o revise frequentemente, mas sem alterá-lo muito.

Bora pra cima!

Foto de Startup Stock Photos no Pexels

Esporte & Movimento
Rodrigo Lobo
Rodrigo Lobo Seguir

Bacharel em Educação Física EEFE-USP Diretor e treinador da Lobo Assessoria Esportiva Corredor e Triatleta há mais de 20 anos. Palestrante de temas relacionados à saúde, qualidade de vida, corrida de rua e triathlon. CREF: 051186-G/SP

Ler conteúdo completo
Indicados para você